Hey! Virei um nômade digital
Não foi fácil essa decisão de viajar pelo mundo no meu atual percurso de carreira na área de tecnologia. Mas como na minha cabeça, enriquecer, ter uma carreira brilhante e reconhecida nunca foi um objetivo principal, decidi conhecer outras coisas, outras culturas, vivenciar o que a vida pode oferecer e o que eu posso perder. Se só se vive uma vez, então uma vez só eu quero viver. Então vem comigo que vou contar aqui neste artigo o que é nômade digital, as etapas que já fiz, os preparativos e o que espero do futuro. Vamos a isso!
O que é exatamente um nômade digital?
Um nômade digital é o profissional que independente da área consegue trabalhar online, ou seja, não precisa estar no escritório da empresa que trabalha para exercer suas funções. Mas diferente dos que trabalham como freelancer e autónomos, o nomâde digital é o que está sempre mudando, viajando de lugar a lugar, sem ter um um endereço fixo.
Por quê decidi virar um nômade digital?
A decisão do porque foi uma mistura de diversos acontecimentos e ideologias que aconteceram e que tenho. Desde muito novo sempre gostei muito de ajudar as pessoas, nasci e cresci num lugar muito pobre no Rio de Janeiro, então enfrentei de frente a cruel realidade social dos menos favorecidos. Nos últimos dois anos comecei a participar ativamente como voluntário em ongs e instituições de diversas áreas. Juntando com a minha ideia de viver em liberdade e viver a vida sem perder tempo, comecei então a pesquisar como poderia conhecer outras culturas, ajudar em outros lugares e continuar trabalhando com aquilo que amo que é a tecnologia
Primeiro passo – Me desligando de tudo
Com muito custo eu larguei o emprego na empresa que me abriu as portas, Doutor Finanças, lá aprendi muito sobre organização, tanto empresarial quanto de estruturação de código e projeto. Comecei a investir mais afincadamente nos estudos de algumas linguagens de programação e de modelação de projetos. Isto por quê se quero ser um “freelancer autónomo”, preciso melhorar meus conhecimentos, minhas capacidades profissionais e abrir as opções de ofertas.
- Consigo aprender programação sozinho?
- Como fazer um orçamento freelancer
- Quais linguagens de programação uso em meus projetos
Comecei então a pesquisar e listar todas as ações necessárias para poder seguir o caminho do nômade digital. Coisas como: avisar ao país que vou embora, fazer um novo passaporte, comprar itens necessários para manter a minha atividade ativa e o tema do próximo título: “Me inscrevendo no workaway”.
Workaway é uma plataforma que permite aos membros organizar casas de família e intercâmbio cultural. Os voluntários ou “Workawayers” devem contribuir com uma quantidade pré-acordada de tempo por dia em troca de hospedagem e alimentação, que é fornecida por seu anfitrião.Os anfitriões se registram em workaway.info e devem fornecer informações sobre si mesmos, o tipo de ajuda que precisam ser realizados, as acomodações que oferecem e o tipo de pessoa que esperam. Workawayers criam um perfil online incluindo detalhes pessoais e quaisquer habilidades específicas que possam ter, após o que eles podem contatar hosts através do site e discutir uma possível troca. Vou deixar aqui um link de um artigo que explica bem como funciona essa plataforma: Tudo sobre o Workaway.
Meu percurso inicial e final será: Brasil – Rio de Janeiro & Cuba – Havana. Pretendo passar pelo Paraguai, Uruguai, Argentina e ir subindo por cada país até o ponto de chegada. Muito quilómetros, muitas aventuras, aprendizados, culturas e ideologias novas, são os bens que pretendo adquirir. E assim como está escrito no túmulo de Mario Quintana a frase: eu não estou aqui. Pretendo eu seguir o mesmo caminho e deixar um legado, uma história a ser contada e não morrer junto ao meu corpo.
Entrei previamente em contacto com diversos anfitriões da plataforma e já reservei a minha estadia, me disponibilizando a ajudar no que for preciso.
Passo 2 – Se fui não sei mas por aqui já não estou
Deixei esse título como um ponto final e ao mesmo tempo uma vírgula. Já tenho quase tudo pronto para a minha partida nesta aventura, mas por conta da situação em que o mundo está passando, um surto de pandemia (corona vírus), estou em modo de espera, mas enquanto a data não chega, continuo me especializando e estudando e trabalhando também em meus projetos freelancers. Caso não conheça o meu trabalho ou esteja precisando de um orçamento para o seu projeto, seguem respectivamente os links: Portfólio & Solicitar Orçamento.
Este foi o primeiro de muitos artigos que vou fazer sobre o assunto, pretendo ir publicando sobre o percurso, sobre o mochilão e a vida de um nômade digital aqui no meu canal. Qualquer dúvida ou até mesmo recomendações serão super bem-vindas. Então, até logo e até breve!