Como criar o hábito pela leitura?
A leitura é na minha opinião uma fonte inesgotável de conhecimento e recursos práticos. Ler não “apenas” lhe proporciona conhecimentos gerais e vocabulários, a leitura transforma a forma como pensa, ajuda no raciocínio e melhora e muito a interpretação de conteúdo e textos. Para quem está no mundo da programação como eu já consegue ver rapidamente como estes itens que citei acima podem ajudar a reformular um código ou até mesmo encontrar o erro com maior facilidade. Sendo um blog de tecnologia ficaria incomum se começasse esse artigo com uma frase de Drummond, Fernando Pessoa, ou outro grande escritor, sendo assim: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever, inclusive a sua própria história. – Bill Gates”
Criando o hábito pela leitura
Já pesquisei diversos artigos em busca de técnicas que pudessem me ajudar a criar um hábito pela leitura pois sempre tive problemas sérios de concentração. As vezes após algumas páginas lendo um livro percebia que não tinha ideia do que estava lendo pois estava pensando em várias outras coisas e não conseguia manter o raciocínio e foco. Foi então que comecei a criar minhas próprias regras e hoje consigo ler mais de 20 livros por ano. Vamos lá aos tópicos:
- O momento certo para ler
- Qual a categoria de livro mais gosto?
- Ler do jeito certo
- A técnica da telenovela
- O momento certo para ler – Achar o momento certo para leitura não é uma tarefa lá muito difícil. Pegue uns dias ou até mesmo uma semana e tente anotar numa folha de papel ou até no telefone os horários que sua mente costuma estar mais vazia, com menos problemas. No meu caso é ao ir ao trabalho e depois de sair dele, isto porque ao ir e voltar pego transporte público. Gasto em média duas horas por dia, dez horas por semana nos transportes. E são nestes momentos que estou sempre com um livro na mão.
- Qual a categoria de livro mais gosto? – Tente identificar qual a categoria acha que mais gosta: romance, clássicos, thriller, auto-ajuda, biografias,… e a partir disso faça uma lista de livros com essa categoria e decida por um. Não compre mais de um livro por vez pois as vezes a ansiedade pode atrapalhar nesse caminho.
- Ler do jeito certo – Essa parte é a mais difícil pois não existe a maneira certa para ler e sim a maneira que mais adapta a você. Se gosta de ler devagar não tente mudar o seu estilo porque alguém do seu lado lê o dobro de páginas que você por minuto, ou porque consegue interpretar mais rápido. Ler é como praticar um esporte, você vai ficando melhor cada vez mais que pratica. Então faça do seu jeito, o seu jeito é o certo 🙂
- A técnica da telenovela – Essa foi uma tática que inventei que tem funcionado muito bem até o momento para mim. Imagine o final de uma telenovela, sempre terminando com um momento que te deixa querendo saber o que vai acontecer no próximo capítulo. E faço justamente isso quando estou lendo um livro, quando chego ao apíce da história, fecho o livro e deixo para o próximo horário de leitura ou para o dia seguinte se for o caso. Criei esta técnica porque muitas vezes fechava as páginas e quando ia voltar a ler já não me lembrava o que tinha acontecido e perdia um certo tempo para reler algumas páginas, para voltar ao ponto aonde tinha parado, o que me desanimava bastante. Mas agora com essa técnica fico sempre ansioso para saber o que vai acontecer e quando a hora da próxima leitura chegar sei exatamente onde parei.