Aprendendo Laravel como um verdadeiro artesão
Sempre tive uma imensa dificuldade em escolher entre a parte visual (frontend) e a parte dos códigos (backend) para me especializar. Arquitetura de código, design patterns e base de dados, me chamam a atenção pela sua complexidade e os desafios constantes para transformar códigos e lógicas em algo visual. E recentemente procurando novas maneiras de construir meus projetos de desenvolvimento de software, decidi experimentar um dos frameworks mais conhecidos do universo da linguagem de programação PHP, o digníssimo Laravel.
Como de costume, comecei por comprar um livro do tema, pesquisei a história de como surgiu o Laravel e embarquei em um curso que acabou por entrar como o melhor curso online que já fiz na área de tecnologia (Link do Curso).
Por já ter um conhecimento na área, a curva de aprendizado não foi muito demorada. A paixão pela praticidade na construção de aplicações web utilizando esse maravilhoso framework também não demorou muito, a qual faz jus ao seu slogan: The PHP Framework for Web Artisans (Um framework PHP para artesãos da web).
Programador Laravel é literalmente um artesão
A ideia principal do Laravel é a praticidade e a organização. Toda estrutura do framework fora pensado para agir em total sintonia, nada fora do lugar. Todas as funções que deseja implementar o Laravel lhe oferece utilizando algumas linhas de código no terminal do projeto. Tudo segue um raciocínio que poderá lhe auxiliar a não se perder e que o seu projeto funcione em linha reta. Deixo aqui abaixo uma estrutura que desenhei da organização do framework:
A comunidade está aqui para te ajudar
A comunidade do Laravel, diferente de muitas outras que tenho visto por ai, é bem ativa e muito receptiva também. Só esses dois argumentos já fariam qualquer programador experiente pensar em usá-lo. Ter uma comunidade ativa não é apenas útil na questão de tirar dúvidas que possam surgir mas também na parte em que outros programadores partilham projetos, bibliotecas e códigos reutilizáveis.
E como já falei acima, por ser um framework que funciona em sintonia e em uma linha de raciocínio única, muitas dessas bibliotecas criacadas por outros programadores da comunidade, podem ser utilizadas em outros projetos com muita facilidade, quase como uma peça de quebra-cabeça.