Ada Lovelace – Histórias Contadas
Ada Augusta Byron King, Condessa de Lovelace, nasceu a 10 de dezembro de 1815 em Londres, filha do poeta Lord Byron (1788 – 1824) e de Anne Isabella Milbanke, conhecida por Anabelle (1792 – 1860). Lovelace teve uma educação pouco convencional para uma mulher da aristocracia, estudou ciência e matemática com tutores particulares por influencia de sua mãe e nutria um fascínio por máquinas.
Em 1833, numa visita a Londres com a mãe, Ada teve a oportunidade de conhecer Charles Babbage (1791 – 1871), um cientista, filósofo, engenheiro e professor de matemática de Cambridge, inventor da máquina analítica (Analytical Engine). Esta máquina não fora a primeira idealizada por Babbage, mas diferente das outras, esta trabalharia de forma geral, onde combinavam sequência de engrenagens com um sistema operacional elaborado de cartões perfurados, seria portanto uma máquina programável.
Our family are an alternate stratification of poetry and mathematics.
ADA LOVELACE
Babbage considerava que Ada Lovelace tinha uma mente brilhante e propôs que esta fizesse uma tradução e transcrição, de francês para inglês, da palestra que o mesmo iria proferir na Universidade de Turim, para Luigi Menabrea (1809 – 1896), primeiro ministro da França, ao qual aceitou. Porém, ao inspirar-se nos apontamentos de Babbage, Lovelace decidiu acrescentar algumas notas pessoais à sua transcrição, nomeadas “Notes”. Foi precisamente a sua “Note G” que a tornou conhecida e reconhecida por pioneira da programação, nesta nota Ada escreve um plano para Babbage onde a máquina analítica poderia calcular os números de Bernoulli. Estas notas constituem o primeiro algorítmo para um cálculo, que permitira à máquina computar os valores de funções matemáticas, considerado o primeiro programa conhecido da história.
Ada faleceu a 27 de novembro de 1852, devido a um cancer no útero mas apenas em 1950 as suas contribuições foram destacadas, devido à publicação de Bertram Vivian Bowden (1910 – 1989) “Faster than Thought: A Symposium on Digital Computing Machines”, de 1953. Foi homenageada, tendo o seu nome numa linguagem de programação, inspirada na linguagem Pascal, a linguagem Ada . Criada em 1974 e introduzida em 1978 por um grupo de projeto internacional, sendo o principal projetista o francês Jean Ichbiah, como resposta aos requisitos levantados pelo US DoD (Departamento de Defesa dos Estados Unidos).