A importância do Analytics e SEO para o seu negócio
O Analytics e o SEO andam de mãos dadas, não sendo possível fazer uma boa otimização ao seu site sem integrar uma ferramenta que permita analisar o desempenho das alterações que você implementou.
Quando decidi escrever sobre este tema, a minha intenção inicial era que você percebesse simplesmente porque devemos apostar no Analytics e SEO para a nossa estratégia, mas ao iniciar o artigo, percebi que a minha verdadeira intenção é mostrar o fascínio e a grandeza que é trabalhar com a técnica de SEO e a ferramenta do Analytics, mostrar o benefício que ambas trazem para qualquer negócio, desde que caminhem juntas e mantenham-se fiéis uma à outra.
O Google Analytics oferece todas as ferramentas que precisa para analisar os dados da sua empresa e desempenho do seu site, em um só lugar. É através desta plataforma, fornecida pela Google, que consegue perceber quem são os utilizadores que visitam o seu site (dados demográficos: idade e sexo, dados geográficos: País e Cidade) e qual o seu comportamento (se são novos ou retornados, qual dispositivo tecnológico utilizam, qual o navegador e sistema operativo, etc), com a finalidade de avaliar a sua estratégia de marketing, conteúdo e muito mais. Tire proveito dos insights que recolher para alcançar os clientes certos!
Já o SEO, como o próprio nome indica, Search Engine Optimization nada mais é do que otimizar o conteúdo do seu site para que este se posicione melhor nos motores de pesquisa (Google, Bing, Yahoo,..), através de estratégias e técnicas de otimização que permitam aos robôs da Google, os chamados “crawlers”, compreenderem o conteúdo do site, a sua hierarquia e relevância, posicionando o seu site nos primeiros resultados de pesquisa.
Assim, quando o utilizador tem a intenção de procurar pelo tipo de conteúdo que oferece no seu site, estará melhor posicionado nas suas pesquisas, aumentando a hipótese deste entrar na página específica do seu site, onde encontrará tudo o que realmente procura.
Relacionar Analytics e SEO é sempre a melhor estratégia
A relação entre o SEO e o Analytics é de extrema importância para a sua estratégia. Ao estabelecer palavras-chave ao seu conteúdo, através da otimização SEO, pode analisar na plataforma da Google, o desempenho de cada uma destas palavras-chave, compreendendo o verdadeiro comportamento e intenção dos utilizadores que visitam o seu site.
O ideal é estipular métricas de SEO, para uma melhor medição destes resultados. Por exemplo, no Analytics podemos ver a percentagem de novos utilizadores e ao adicionarmos a dimensão “origem/meio”, conseguimos perceber quantos utilizadores novos vieram através de pesquisas orgânicas, indicando assim que a nossa otimização está a colher frutos.
Outras duas métricas interessantes que poderá analisar são: a duração da sessão do utilizador, que mede o tempo que uma pessoa fica no seu site, percorrendo algumas páginas e a taxa de rejeição das páginas, quando o utilizador entra na página do seu site, não tem qualquer interação, não executa nenhuma ação e sai. Através destas métricas, podemos tirar algumas conclusões, nomeadamente ao nível de UX (user experience).
Ou seja, se verificar que a página “X” do seu site apresenta uma taxa de rejeição próxima dos 50%, o ideal é otimizar ainda mais o conteúdo que apresenta, procurar entender se o tempo de carregamento da página é rápido, se as imagens apresentadas correspondem exatamente ao conteúdo abordado na página, para uma melhor experiência do utilizador, ganhando pontos sobre o seu concorrente.
A experiência do utilizador é um fator muito importante a ser levado em conta pelo algoritmo da Google, ao analisar o seu site, bem como a qualidade e relevância do conteúdo do site.
Como tirar proveito da relação entre SEO e Analytics?
Nunca deixe de investir em um site otimizado, afinal não adianta apresentar uma “vitrine” chamativa e o visitante ter uma má experiência ao entrar. Entrará uma vez e não voltará mais, para além de que o marketing de boca-a-boca é o mais potente nesta nova era digital, onde todos têm livre arbítrio para dar a sua opinião.
Juntamente com uma boa otimização, não poderá faltar a análise do comportamento dos visitantes, pois são estes que nos indicam o padrão de consumidor que queremos atrair para o nosso negócio.
Para além desta integração, poderá interessar saber mais sobre o Google Search Console, esta ferramenta auxilia na estratégia de SEO, indicando o desempenho de cada página do nosso site e ainda em qual posição a sua página foi apresentada para o termo de pesquisa específico de cada utilizador.
O ponto mais importante aqui é: integração do Analytics com o Search Console. Que permite analisar todos os dados na própria plataforma do Google Analytics. Mas este assunto é demasiado vasto para resumir em poucas palavras.
Fica então a sugestão para o tema do próximo artigo. Espero que tenham gostado, tendo dúvidas é só postar aqui nos comentários.